Tucuruí adere a programa da Unicef que visa reduzir desigualdades

Selo Unicef Município Aprovado objetiva prestigiar os municípios que apresentarem bons indicadores sociais nas áreas de educação e saúde das crianças e adolescentes

Selo Unicef Município Aprovado objetiva prestigiar os municípios que apresentarem bons indicadores sociais nas áreas de educação e saúde das crianças e adolescentes

Destaque para os municípios que apresentarem bons índices na educação e saúde de suas crianças e adolescentes. Esse é o intuito do Selo Unicef Município Aprovado e o município de Tucuruí aderiu a iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes na região.

Conforme explicou o prefeito Sancler Ferreira, a premiação do Selo funciona como um incentivo do Fundo para que os municípios que têm se empenhado na gestão de políticas públicas que favoreçam as crianças e adolescentes de suas cidades.

O selo é de extrema relevância já que incentiva o município e a sociedade civil a atuarem juntos em um pacto em benefício das crianças.

O projeto atualmente abrange três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Mobilização Social. E Tucuruí agora faz parte dos mais de 80% da Amazônia Legal que aceitaram o desafio de mudar e melhorar a vida de crianças e adolescentes da região.

A primeira etapa do Selo UNICEF vai acontecer a partir de fevereiro, quando será realizado o 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF.

Tucuruí será avaliado junto ao grupo 2, que tem ainda os municípios de Altamira, Barcarena, Canaã dos Carajás, Castanhal, Itaituba, Marituba, Novo Progresso, Ourilândia do Norte, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, São Félix do Xingu,Tucumã, Ulianópolis e Xinguara.

Os municípios participantes do Selo UNICEF, com indicadores semelhantes, serão avaliados no âmbito do Estado e todos os dados monitorados são oficiais, tendo por base o IBGE, Censo Escolar e Datasus.

A metodologia do Selo prevê a realizações de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

Importância e Prestígio
O Selo Unicef Município Aprovado objetiva prestigiar os municípios que apresentarem bons indicadores sociais nas áreas de educação e saúde das crianças e adolescentes.
Os municípios premiados recebem o selo a cada três anos. O Selo de aprovação pode ser usado em peças publicitárias, prédios públicos e material escolar, sendo vetada apenas a utilização em ações políticas. Muitos municípios utilizam o Selo como currículo na busca por empréstimos e verbas federais e estaduais.

Edição 2013 – 2016

Ao aderir à nova Edição do Selo, Tucuruí assume o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social cujo objetivo é promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/Aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.

Denis Aragão/Agorapress

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s